Testes de Condição Física

 

Para cada capacidade física que queremos medir existem testes próprios que deverão ser aplicados:

Se os resultados no final do ano letivo forem melhores que os que conseguiste no início do ano, é sinal que as tuas capacidades evoluíram, ou seja, melhoraste as tuas capacidades físicas, a tua condição física.

Resistência

O aluno corre junto às linhas que delimitam o campo de andebol, durante 5 minutos, procurando correr a um ritmo que lhe possibilite efectuar a prova sempre a correr. Cada volta que o aluno efetue são 120 metros percorridos. Quando terminarem os 5 minutos, se o aluno se encontrar a 3/4 da do final, é-lhe atribuído mais 90 metros, se a 1/2, é-lhe atribuído mais 60 metros, se tiver percorrido 1/4 da pista, é-lhe atribuído mais 30 metros.

O registo final deverá ser o número de voltas percorrido pelo aluno, vezes os 120 metros percorridos em cada volta, mais o espaço percorrido na última volta, quando termina o tempo.

Velocidade 40m

O aluno numa posição superior (de pé), ao som do apito, corre o mais rapidamente possível os 40 metros. Diminuir a velocidade, apenas depois de passar a meta.

Sit & Reach

Numa das extremidades do banco sueco, o aluno sentado de frente, estende as pernas ficando a planta dos pés em contacto com o banco sueco. Os braços deverão ser estendidos para a frente e colocados por cima da fita métrica. Com as palmas das mãos viradas para baixo, o aluno flecte o corpo para a frente e deverá manter a posição alcançada pelo menos durante dois segundo.

Agilidade 9m

São marcadas duas linhas à distância de nove metros, sobre uma delas são colocados dois objectos (sinalizadores baixos, virados ao contrário).

Numa posição superior, ao som do apito, o aluno corre o mais rapidamente em direcção aos dois objectos, deverá apanhar um e regressar à linha de partida, colocando (pousando) o objecto nessa mesma linha. De imediato, o aluno deverá efectuar o mesmo procedimento relativamente ao outro objecto.

Na realidade, o aluno percorre 36 metros.

Salto a pés juntos

O aluno de pé, parado, com os pés juntos, salta a maior distância possível. A recepção terá que ser com pés junto e em equilíbrio.

Abdominais

Deitado num colchão, o aluno assume a posição de decúbito dorsal, joelhos flectidos a um ângulo aproximado de 140º, pés totalmente apoiados no chão, pernas ligeiramente afastadas, braços estendidos e paralelos ao tronco com as palmas das mãos viradas para baixo e apoiadas no chão. Os dedos devem estar estendidos e a cabeça em contacto com o colchão. Perpendicular aos joelhos, no colchão deverá estar marcada (com fita adesiva) uma faixa de medida com cerca de 10 cm de largura.

Mantendo sempre os calcanhares em contacto com o solo, o aluno deve executar o movimento de flexão do tronco, fazendo deslizar os seus dedos pela faixa de medida até que a ponta dos dedos alcance a extremidade mais distante. Após ter executado este movimento, o aluno deve regressar à posição inicial. Este movimento deve ser efectuado lenta e controladamente, de forma a cumprir a cadência de uma repetição por cada 3 segundos. O aluno deve executar o teste até não conseguir continuar ou até ao máximo de 30 segundos.