O meu corpo
- Para crescermos é necessário que o nosso corpo passe por muitas mudanças. Já não te lembras de quando ainda não tinhas dentes, mas lembras-te com certeza de quando os teus dentes começaram a cair para dar lugar a outros novos.
- Também já não te deves lembrar de quando começaste a andar de pé, mas aquela emoção que sentiste quando começaste a equilibrar-te na bicicleta ainda deve estar presente!
- Tudo isso está ligado ao crescimento do nosso corpo, que vai mudando e tornando-se cada vez mais próximo do dos adultos.
- Uma das maiores mudanças que acontece no nosso corpo dá-se a partir dos onze anos, idade em que tanto os rapazes como as raparigas começam a entrar na puberdade.
- Sabias que, sem contar quando éramos bebés, a puberdade é a época da nossa vida em que mais crescemos de comprimento?
- Este crescimento é tão rápido e repentino que, muitas vezes, parece que não se consegue controlar os movimentos. Daí dizer-se que alguns adolescentes são muito "trapalhões".
- Já reparaste que os homens e as mulheres, quando são adultos, são muito diferentes fisicamente?
- Em geral, os homens são mais altos e têm mais força do que as mulheres. Têm barba e os ombros mais largos… As mulheres têm uma aparência mais delicada. Têm o peito cheio e as ancas mais largas.
- No entanto, isto não quer dizer que não há homens delicados ou mulheres fortes!
- Apesar de serem muito distintos, durante o crescimento os corpos dos rapazes e das raparigas preparam os órgãos que os diferenciam para a sua missão comum: gerar outros seres vivos.
- A este conjunto de órgãos chama-se sistema reprodutor e só depois da puberdade estão prontos para funcionar.
- Sabias que é o único sistema do nosso corpo que só começa a funcionar tão tarde? Sim, é verdade. Já viste que o sistema digestivo, o excretor, etc. começam a funcionar logo que nascemos?
- Mas não penses que o sistema reprodutor começa a funcionar no dia em que fazes onze anos. A idade de início varia conforme o desenvolvimento de cada um - para uns começa muito cedo, para outros bem mais tarde.
- Mas afinal que mudanças são estas que ocorrem com o nosso corpo durante a puberdade?
- É importante sabê-las antes que comecem para estarmos preparados para elas. E também é importante saber que não vale a pena fugir às mudanças: acontece-nos a todos!
Fonte: https://www.junior.te.pt