História

 

As suas origens remontam há dois mil anos atrás na Grécia antiga, Índia e China. O seu nome, no entanto, tem origem no Badminton House, a casa do duque de Beauford, em Gloucestershire, no Reino Unido, vindos da Índia, onde se haviam familiarizado com esta actividade.

As primeiras tentativas de formulação de um conjunto de leis que regessem esta nova actividade datam de 1877 e situam-se na cidade indiana de Karachi. Com o desenvolvimento e expansão do jogo tornou-se imperativa a invenção de um conjunto estável e uniformizado de regras. Em 1893, forma-se a primeira organização federativa, a Badminton Association of England, e com ela aparece o primeiro conjunto de leis oficiais de jogo.

A história olímpica do Badminton começa em Munique, Alemanha, nos Jogos Olímpicos de 1974, mas, somente como desporto de demonstração. Em 1988, em Seul, foi jogado como modalidade de exibição. Finalmente nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, o Badminton passa a modalidade olímpica.

A Federação Internacional de Badminton foi fundada em 1934 com nove membros.

Não é possível localizar no tempo a introdução do Badminton em Portugal. No entanto é através de Henrique Pinto, por volta de 1953, que a modalidade começa a ser divulgada entre nós. Data do mesmo ano o primeiro Torneio de Badminton, organização levada a cabo pelo Lisboa Ginásio. No dia 1 de Julho de 1954 é fundada a Federação Portuguesa de Badminton.

Hoje em dia, os grandes vencedores são asiáticos (Malásia, Indonésia e Tailândia é considerado o primeiro desporto nacional) que detém até hoje o domínio deste desporto.