História

 

Futsal é uma modalidade que deriva do futebol de onze. Montevideo, no Uruguai, foi possivelmente a cidade que viu nascer o Futsal, nos anos 30, do século XX.

Terá sido Juan Carlos Ceriani quem criou uma versão do Futebol com 5 jogadores, a que chamou ''Indoor-Foot-Ball''.

É no entanto ao Brasil que se deve o grande desenvolvimento da modalidade pois devido à dificuldade em encontrar campos de futebol, os brasileiros improvisavam "peladas" (jogos simplificados) nos campos polidesportivos. O jogo era, já na altura, jogado em recintos com o tamanho dos campos de basquetebol e de andebol.

Inicialmente este jogo teve a denominação de futebol de salão, também por ser praticado em recintos fechados e em pavilhões.

De início as equipas variavam de número, podendo ter cinco, seis e até sete jogadores. Nas décadas de 60 e 70 o futebol de salão foi definitivamente organizado e regulamentado e o número de jogadores fixado em cinco, pelo que frequentemente era referido como Futebol de 5.

Na década de 90 ocorreu a grande mudança na trajectória do futebol de salão quando se dá a fusão com o futebol de cinco, modalidade reconhecida pela FIFA, passando o termo FUTSAL a designar internacionalmente este jogo. O nome deriva da palavra Portuguesa ou Espanhola para soccer, FUTbol ou FUTebol, e a palavra Francesa ou Espanhola para SALon ou SALa.

Em 1982 realizou-se o primeiro Campeonato do Mundo e desde aí as selecções brasileira e espanhola têm dominado as competições.

Portugal tem participado com regularidade no Campeonato do Mundo desde 2000, tendo inclusive alcançado um honroso 3º lugar no Mundial da Guatemala.

O primeiro Campeonato da Europa realizou-se em 1997, em Espanha. Portugal organizou a edição de 2007. 

A melhor classificação de Portugal aconteceu no 2010, no Europeu da Hungria, 2º lugar.

Pela primeira vez na história do futsal um clube português venceu a UEFA Futsal Cup - o Benfica, em 2010.

Nos últimos anos, Portugal tem-se afirmado na Europa e no Mundo como uma das grandes potências de Futsal.