Aquecimento e instrução inicial

 

-Consiste na saudação e apresentação da aula.

-Tem como objetivo preparar o organismo para a atividade física/esforço. Melhora a elasticidade dos ligamentos e dos tendões, assim como a lubrificação das articulações.

-Através de vários exercícios, num período de 5 a 10 minutos, pretende-se elevar gradualmente os batimentos do coração, trabalhando os músculos e as articulações mais exigidos durante a aula.

 

-----------------------------

 

O principal objetivo do aquecimento é proporcionar a passagem, gradual e progressiva, do organismo do estado de repouso para o limite das suas capacidades de trabalho.

Em termos de aula, é a primeira etapa que se realiza, tendo em vista a preparação do aluno para o esforço físico, quer em termos fisiológicos e físicos, quer em termos psicológicos (motivação), para o desempenho de uma determinada atividade física desportiva.

 

Para realizares a ativação de forma adequada, deves:

-usar roupa adequada à temperatura ambiente;

-atuar, principalmente, sobre as partes do corpo que vão ser mais solicitadas na atividade física;

-fazer os exercícios de forma progressiva e sem causar cansaço (fadiga);

-iniciar o esforço em intensidade moderada;

-ter um intervalo ótimo - nem demasiado breve, nem demasiado prolongado, entre o seu final e o início da atividade principal da aula.

-deverás também ter em consideração a temperatura ambiente, dado que a duração da ativação deverá ser tanto maior quanto mais baixa for a temperatura ambiente.

 

Os seus efeitos são diversos:

-uma subida dos valores da frequência cardíaca, originando uma crescente afluência de sangue, fundamental para os músculos;

-uma subida dos valores de frequência respiratória, possibilitando uma crescente captação de oxigénio pelo sangue, que o leva às células;

-o aumento da temperatura corporal, quer ao nível muscular favorece a elasticidade (alongamento);

-a melhor prevenção das lesões musculares e articulares, tais como ruturas, distensões e entorses.