Sistema reprodutor

 

Feminino                          Masculino

  • A principal função do sistema reprodutor é - tal como o nome indica - a reprodução, que consiste na forma de os seres vivos darem origem a outros seres semelhantes a si, e assim, darem continuidade à sua espécie.
  • O homem e a mulher têm sistemas reprodutores diferentes: compostos por órgãos diferentes e com funções também diferentes.
  • O Sistema Reprodutor Feminino, é composto pelos seguintes órgãos: os ovários são os órgãos onde são produzidos os óvulos, de 28 em 28 dias, aproximadamente; as trompas são os órgãos por onde passa o óvulo em direcção ao útero e onde se dá a fecundação com um espermatozóide (célula sexual masculina); o útero é o órgão para onde descem e se desenvolvem os óvulos fecundados, ou seja, onde fica o bebé durante o tempo da gravidez; a vagina é o canal que liga o útero ao exterior do corpo e onde são depositados os espermatozóides, que sobem pelas trompas procurando um óvulo para fecundar.
  • Por seu turno, o Sistema Reprodutor Masculino é assim: os testículos são os órgãos que produzem os espermatozóides; o pénis é o órgão através do qual os espermatozóides são expulsos; a vesícula seminal produz secreções que se constituem num líquido a que se chama esperma e onde vivem os espermatozóides.
  • Quando ambos os sistemas reprodutores se encontram saudáveis e o homem e a mulher adultos assim o desejam, juntam-se para criar uma nova geração: os seus filhos.
  • Assim quando um óvulo e um espermatozóide se juntam, dá-se um dos acontecimentos mais bonitos da humanidade - a fecundação, que dá origem à gravidez.

Fonte: http://www.junior.te.pt