O espírito desportivo é importante

Praticar desporto é agradável. As pessoas divertem-se! Mas para que todos possam retirar benefícios da prática do desporto é necessário respeitar certas regras. São as regras do espírito desportivo. Todos os bons desportistas respeitam essas regras. Se queres ser um bom desportista, segue estes 5 conselhos! Se o fizeres, praticar desporto será ainda mais agradável para ti e para os outros.

1 - Respeita as regras - As regras são importantes. Elas existem para tornar a competição o mais justa possível para todos. Os bons desportistas procuram ganhar, mas respeitando sempre as regras do jogo.

2 - Respeita os adversários - Sem adversários, não pode haver competição desportiva. Os adversários são companheiros necessários e não inimigos. Os bons desportistas respeitam os seus adversários porque sabem que só ao fazê-lo, podem demostrar o seu talento e as suas qualidades.

3 - Respeitar o árbitro - É função do árbitro fazer respeitar as regras para que a competição desportiva seja justa. O árbitro faz parte do jogo. Tal como os jogadores pode errar. Os bons desportistas aceitam sempre com calma as suas decisões.

4 - Desejar a igualdade - No desporto a vitória é importante. Mas para que ela tenha valor é necessário que aos adversários sejam concedidas iguais oportunidades. Os bons desportistas não têm prazer em vencer adversários muito fracos, o que pressupõe que a competição deva decorrer num clima de equilíbrio.

5 - Ser digno - O controle de si próprio é uma qualidade essencial do desporto. Em todas as situações os bons desportistas controlam as suas emoções e dominam as suas reações.