Principais caracteristicas do jogo

 

Identificação do jogo

O Basquetebol é um jogo desportivo coletivo, praticado por duas equipas de cinco jogadores efetivos e sete suplentes, não havendo limite de substiuições. Qualquer jogador pode ser substituído e mais tarde entrar novamente.

 

Terreno de jogo, tabela, cesto e bola.

O campo é retangular, delimitado por duas linhas laterias e duas linhas finais. As dimensões do campo variam em função da idade dos praticantes e das instalações desportivas. A altura do cesto, a tabela e o tamanho da bola de basquetebol é adaptada ao escalão do praticante (idade).

 

Objetivo do jogo

O objectivo do jogo é introduzir abola no cesto da equipa adversária e impedir que esta faça o mesmo no nosso cesto, respeitando as regras do jogo.

 

Duração do jogo

O jogo tem 4 períodos de 10 minutos, com intervalo de 2 minutos entre cada período, excepto entre o 2º e o 3º períodos em que o intervalo é de 15 minutos. No entanto, a duração do jogo de basquetebol varia conforme a idade dos seus praticantes.

O tempo de jogo é tempo útil (o cornómetro pára quando o jogo está parado).

 

Início e reinício do jogo

O início e reinício (após intervalo) do jogo é feito através do envio da bola ao ar executado pelo árbitro no círculo central do campo. A bolaé disputada entre dois adversários situados dentro do círculo do meio campo estando os restantes jogadores fora do mesmo.

 

Obtenção de pontos

É cesto convertido sempre que a bola entra pela parte superior do cesto adversário. Um cesto convertido por lançamento de campo dentro da linha de 6,75m (linha de 3 pontos) vale 2 pontos. Um cesto convertido por lançamento de campo fora da linha de 6,75m (linha de 3 pontos) vale 3 pontos. 

Um cesto convertido por lançamento livre vale 1 ponto.

 

Bola fora

A bola está fora sempre que: toque no chão para além das linhas de campo; toque nas linhas laterais ou finais; quando um jogador com a bola nas mãos pise as linhas limites do campo ou esteja com os pés fora do campo.

A bola está em jogo em todas as outras situações.

 

Reposição da bola em jogo

Após falta - a bola é colocada em jogo atrás da linha mais próxima (lateral ou final) do local onde foi cometida a falta.

Após a bola sair pela linha lateral ou final - a bola é reposta em jogo no local onde saiu.

Após lançamento convertido - a equipa contrária fica de posse de bola e repõe a bola em jogo pela linha final.

 

Como jogar a bola

Os jogadores podem jogar a bola somente com as mãos, mas não podem dar mais de dois apoios (passos) com a bola nas mãos.

Um jogador em posse da bola pode deslocar-se com ela em campo através do drible. O drible termina no momento em que o jogador que está a driblar agarra a bola. Se o jogador depois de ter agarrado a bola voltar a bater com ela no chão, é falta. Não é permitido bater com a bola no chão com as duas mãos, só é permitido driblar com uma mão.