Páscoa

 

 

A celebração da Primavera

Para os antigos, festejar a Primavera (tal como a Páscoa) sempre representou a alegria da passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. Era uma espécie de renascer.

Muito antes de ser uma festa cristã, o que se celebrava no momento da Páscoa era o anúncio do fim do Inverno e a chegada da Primavera.

 

O ovo e o coelho da Páscoa

O ovo representa a ressurreição, significa a nova vida.

O coelho representa a fertilidade (animal que se reproduz rapidamente e em grandes quantidades).

 

A Páscoa

A festa da Páscoa refere-se à última ceia de Jesus com os Apóstolos, a sua prisão, julgamento e condenação à morte, seguida da sua crucifixão e ressurreição (Jesus voltou a viver e subiu ao céu).

A celebração começa no Domingo de Ramos (quando Jesus entra em Jerusalém e é aclamado com ramos de palmeira) e acaba no Domingo de Páscoa (com a Ressurreição de Cristo): é a chamada Semana Santa.

A data da Páscoa foi fixada pela Igreja no ano 325, de modo a "cair" no domingo mais próximo da primeira Lua Cheia do mês lunar que começa com o equinócio da Primavera...isto é complicado de entender!

Com esta definição, a data da Páscoa varia de ano para ano, sendo, em limite, entre 22 de março e 25 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".